Jornal do CAECO

Moção de Apoio aos Estudantes do IE Unicamp

Posted on: 13/11/2010

Vimos por meio desta colocar todo nosso apoio aos estudantes do IE da Unicamp. Os fatos a nós narrados parecem ter saído de um livro de história. Remetem a um período de repressão e censura remonta a ditadura militar. Mas os fatos são de hoje. Em pleno 2010 estudantes ainda são perseguidos por se manifestarem e se colocarem contra os professores.

A punição às festas na Unicamp, inserida num contexto geral de reformas universitárias e de discussão sobre uso do espaço público, tem ligação direta com a repressão aos estudantes do IE, notadamente alguns membros do Centro Acadêmico (CAECO) os quais tiveram seus nomes injustamente enviados à polícia para responderem à intimação policial. Assim, foram reabertos processos judiciais e policiais com objetivo de punir estudantes supostamente e arbitrariamente muitas vezes (como no caso do IE) por organizarem festas proibidas no campus. Instaura-se portanto, um clima de medo e ameaça constantes de novas punições e de entrada da PM no campus e advertências e abertura de sindicâncias  podem ser feitas a qualquer momento para “dar o exemplo” de que não se deve  “desobedecer” a liminar do Ministério Público que proíbe festas na Unicamp. Ademais, vê-se uma clara política de tratamento das manifestações artísticas e culturais estudantis como “caso de polícia”, além de toda a política de privatização da universidade pública. As punições, assim, vão se revestindo nitidamente de contornos políticos os quais evolvem diretamente o movimento estudantil, nesse sentido, a greve no IE, diante das arbitrariedades ocorridas, é reflexo da indignação estudantil com relação à truculência do diretor do IE que por sua vez, acatou ordens do REItor Fernando Costa.

A FENECO (Federação Nacional de Economia) traz essa mensagem de apoio em nome de todos os estudantes de economia do Brasil. É um absurdo vermos nossos colegas serem perseguidos e atacados por pensarem e agirem diferente dos demais. Tais atos promovidos pela direção do IE da Unicamp só evidenciam que as lutas dos estudantes dessa universidade não devem parar. Colocamos-nos a disposição para qualquer ajuda no sentido de fortalecer o Movimento Estudantil e a greve dos estudantes.

NENHUMA PUNIÇÃO AOS LUTADORES!

CONTRA A REPRESSÃO E PERSEGUIÇÃO DOS ESTUDANTES !

POR UM ENSINO CRÍTICO PARA A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL !

Federação Nacional dos Estudantes de  Economia ( FENECO ) – 5 de novembro de 2010
Anúncios

1 Response to "Moção de Apoio aos Estudantes do IE Unicamp"

Prezados Srs. do diretório acadêmico!
Não acredito que não haverá nenhuma comoção dos estudantes da pós-graduação em repúdio à doação do diploma de doutor ao Mercadante.
Isso foi uma vergonha, o mercado já ridiculariza a unicamp e, depois desso, TEM TODA A RAZÃO!
onde já se viu???

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: